sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A cristalização de potenciais na mandala....

Proibida a reprodução - Lei de Direitos Autorais.
A cristalização.
É fato que a cristalização tem a ver com a concretização e solidificação de algo que antes era amorfo. Cristalização tem um sentido metafórico, porém bem objetivo: mostrar que jóias estão escondidas na nossa sombra interior. A sombra tem um errôneo rótulo de negatividade. A sombra, segundo C.G.Jung, é o nosso lado oculto, que guarda não só os conteúdos vividos e colocados lá pela inabilidade da consciência, mas que também guarda nossos potenciais desconhecidos. Ora, sombra não é ausência de luz? Então, como vamos encontrar os potenciais, os talentos, as virtudes e as qualidades na ausência da luz???
A mandala é o caminho, pois ela tem em sí a impressão materializada do Self. Sendo assim, a materialização da mandala como holograma de nossa vida intra psíquica, nos leva a ver o que fechando os olhos apenas não é possivel enxergar por dentro. A mandala mostra, na luz que bate na obra e estimula a retina, o que existe dentro de nós, o oculto numa sombra que nem sempre há algo de ruim.
As pedras então são as representações de nossos potenciais. Nossos tesouros interiores são as nossas ferramentas mais nobres, as que nos permitem evoluir no processo de escolhas e ações conscientes. Cada pedra colocada em uma mandala, é um caminho de possibilidades evolutivas dentro da própria capacidade inata de se auto gerir. É preciso conhecer os tesouros para tomar posse deles. E a mandala nos permite a esse encontro: o encontro com o que há de melhor dentro de nossa escuridão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fernando, essa mandala azul é linda... e adorei o "passo-a-passo" no orkut... Muita Luz ! BEL