quinta-feira, 6 de maio de 2010

A mandala em sí: um resultado concreto.


Para mim essa mandala é uma espécie de irradiação de Energia com elementos bem definidos por raios saindo de um núcleo. A aparência estética dessa mandala é um tanto quanto "informal", não só pelo resultado assimétrico, mas também pelos materiais usados e técnicas dispensadas na elaboração.
É muito peculiar observar os aspectos interiores em uma mandala. Nos faz pensar: o que o núcleo tem a ver com os raios? O que os raios tem a ver com o núcleo? E as estrelas? Nossa, nem tinha visto tantas estrelas!!!
A mandala manifesta é uma evidência de que Algo Interior está querendo dizer algo. O Agente Interior, está se (in)formando com cores e símbolos aqui do lado de fora na medida em que o desenho vai tomando proporção mandálica. Esse "Agente" é o que mesmo? É o Espírito? Ah...tá...achei que alguém ia pensar que não tínhamos o Espírito manifestando-se na obra, rsrsrs. E não é só o Espírito do Autor não...quem a observa, projeta seu próprio Espírito ali na mandala, no momento da contemplação.
Na mandala, "Algo Interior" está manifestado, eternamente se "comunicando" com quem a contempla. A mandala passa a ser uma fotografia capaz de mostrar como o Espírito está se comportando em relação ao corpo físico, mental e espiritual. É uma fotografia que o próprio Agente Interior imprime com as ferramentas nas mãos físicas em um suporte*. Fotografias quaisquer e nem mesmo a famosa máquina Kirlean** são capazes de revelar o contexto mandálico do Ser Interior que um desenho revela. A mandala desenhada, passa então a ser uma impressão concreta do Sentido Interior expressado na própria obra. A cor e as combinações finais da mandala são o resultado do estado do Espírito naquele momento. E essa interpretação, o próprio Espírito é capaz de interpretar, com ajuda de meditação e imaginação interior. Como? Trazendo a mandala pra dentro de nosso Espírito (com o olhar), para que Ele faça a leitura das sensações ali impressas no desenho. Funciona assim:
Clique na mandala e: PARE TUDO, OLHE-A FIXAMENTE, ESCUTE O QUE A VOZ MEIGA E SUAVE DA IMAGINAÇÃO IRÁ LHE DIZER... FIQUE O TEMPO QUE ACHAR NECESSÁRIO.
E comentem...
*Suporte: lugar onde é feito o desenho (papel, tela, parede, etc.)
**Kirlean: máquina que fotografa o halo aurático do ser. Joguem no Google...rs.

Nenhum comentário: